412 Preventing Disease And Infection Control

Os germes estão por  toda parte, mas não se desespere, a maioria deles são inofensivos. Alguns até nos fazem bem, como as bactérias em nosso intestino que ajudam na digestão. A coisa importante é proteger as nossas famílias dos germes que podem causar doenças bacterianas e outras infecções.

Como os germes se propagam?

Bactérias e vírus nocivos podem ser transportados para dentro de casa por pessoas e animais de estimação, ou em comida e água contaminadas.

Como eles se propagam é parcialmente nossa responsabilidade. A limpeza de superfícies contaminadas sem a higiene adequada (tal qual com um pano que não esteja devidamente limpo) pode espalhar esses germes para outras áreas. Sem perceber, nós também podemos contrair germes em nossas mãos ao longo de nossos dias. Eles podem estar em qualquer coisa que tocamos até a próxima vez que lavamos as mãos.

Da mesma maneira, se uma pessoa sofre de uma doença como a gripe, minúsculas gotículas de umidade de sua boca podem preencher o ar com germes quando ela tosse, espirra ou até respira. Isso pode contaminar qualquer superfície que ela toque ou infectar outras pessoas através da sua inspiração. 

Isso é o que chamamos de cadeia de infecção - bactérias nocivas e outros germes sendo acidentalmente passados de uma pessoa para a outra e causando a infecção. Ainda bem que a cadeia pode ser quebrada.

Quebrando a cadeia de infecção

A melhor maneira de parar a propagação de germes é através da boa higiene. Aqui estão algumas maneiras de ajudar:

  • Lave as suas mãos regularmente - especialmente antes de comer, antes e depois de preparar comida, e após tosses, espirros, após o uso do banheiro ou a troca de uma fralda.
  • Cubra o seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue todos os lenços no lixo imediatamente e lave as mãos.
  • Manuseie e prepare comida de maneira segura. Limpe as suas mãos e as superfícies regularmente, separe alimentos crus e cozidos, cozinhe calmamente o alimento e resfrie comidas frescas e prontas para desacelerar o crescimento de bactérias.
  • Vacinação (ou imunização) é uma ótima maneira de se proteger de infecções sérias. Assegure-se de que a sua família esteja com a sua carteira de vacinação atualizada.
  • Limpe e desinfete superfícies regularmente - especialmente superfícies que tenham contato com comida e superfícies tocadas regularmente, como torneiras, maçanetas e as teclas dos telefones ou de computadores.

Limpar ou desinfetar: Qual é a diferença?

Limpar significa remover a sujeira e alguns germes, geralmente com um detergente e um enxágue cuidadoso com água quente. Para muitos itens pequenos (tal qual talheres e cerâmica), isso é o suficiente para tornar o seu uso seguro. 

Desinfetar significa eliminar a maioria dos germes presente. Isso é importante para superfícies maiores e fixas em que um enxágue cuidadoso não é possível (tal qual mesas de trabalho, vasos sanitários, pias e telefones). A desinfecção regular das superfícies de sua casa é uma das melhores maneiras para prevenir a propagação de germes e bactérias nocivos.

Lembre-se que mesmo em uma casa limpa, bactérias nocivas podem achar uma maneira de adentrar. Explore o nosso site para mais informação sobre enfermidades comuns e o nosso conselho caso você ou um de seus entes queridos fique doente.