Acne

Acne é uma condição cutânea muito comum que gera manchas na pele, geralmente no rosto, peito e costas. Afeta quase todos os adolescentes durante a puberdade. No entanto, não é incomum para os adultos, especialmente mulheres, desenvolver acne no meio ou fim dos seus vinte e poucos anos.

A acne pode variar de branda (a espinha ocasional) até severa (nódulos e cistos).

Causas

Acne ocorre quando os folículos da pele são obstruídos. Todos nós produzimos óleo sob a nossa pele (chamado de sebo) em glândulas próximas aos folículos que ajuda a impedir a seca da pele. No entanto, com a acne muito sebo é produzido. Esse óleo excesso, quando combinado com células cutâneas mortas, pode bloquear os folículos. Espinhas ou cistos ocorrem quando uma bactéria normalmente inofensiva que habita a pele, desenvolve-se no folículo obstruído, inflamando-o.

Resumo dos sintomas

Há, na verdade, seis tipos principais de manchas

Cravos fechados

Estes são pequenas elevações cutâneas de cor escurecida na pele. A cor preta não é sujeira, mas sim oxidação da superfície do sebo.

Cravos abertos

São semelhantes ao cravos fechados, mas eles podem ser mais firmes e quando espremidos eles não se esvaziam.

Pápulas

Estas são elevações mais brandas que tem aparência avermelhada.

Pústulas

Estas são semelhantes às pápulas, mas a ponta é branca no centro em decorrência de um acúmulo de pus.

Nódulos

Caroços duros e grandes que se alojam sob a superfície da pele e podem ser doloridos

Cistos

Caroços grandes com pus que se assemelham a bolhas. Esses são a forma mais severa de acne e apresentam o maior risco de causar cicatriz permanente.

Dicas de Prevenção

Lave o seu rosto duas vezes ao dia,

Usando um sabonete brando e água morna. Água muito quente ou fria pode agravar a acne.

Não tente espremer as espinhas,

Isso pode piorar a situação e deixar cicatrizes.

Evite tocar o rosto e certifique-se de lavar as suas mãos:

Evite tocar o rosto com as suas mãos e assegure-se de lavar as mãos regularmente. Tocar o rosto com mãos sujas pode além de propagar bactérias irritar a pele que já está inflamada.

Mitos

P. Adultos não tem acne.

Falso. Acne não tem limite de idade, mas os hormônios realmente desempenham um papel importante nas espinhas dos adultos. O que se deve lembrar é o seguinte: geralmente, a pele do adulto é menos oleosa do que a dos adolescentes.

P. Espremer as manchas é a melhor maneira de combater a acne.

Falso. Espremer as manchas, sejam elas cravos abertos ou fechados, pode na verdade piorar o problema e eventualmente deixar cicatrizes.