Gripe aviária | Sintomas da Gripe Aviária | Período de Incubação da Gripe Aviária | Dettol
Breadcrumbs

Gripe Aviária

Não são somente os humanos que contraem gripe, animais também. Gatos, cachorros, vacas, porcos e aves todos tem os seus próprios vírus da gripe, e a gripe e a gripe aviária afeta aves (incluindo frangos, patos, perus e gansos), aves silvestres e até aves de estimação, como periquitos e papagaios.

Há muitos tipos de gripe aviária e a maioria é inofensiva aos humanos, no entanto, ocasionalmente, em casos raros em que a ave infecta humanos, as consequências podem ser sérias. A transmissão geralmente ocorre através de contato direto com a ave contaminada. É válido pontuar que nem todas as aves ficam doentes com a infecção. Isso significa que aves que aparentam estar saudáveis podem representar um risco a saúde. Aprenda mais sobre as causas da gripe, sintomas e a prevenção abaixo.

Causas

A gripe aviária é propagada através do contato direto com aves infectadas. Elas podem estar vivas ou mortas, e incluem resíduos de aves infectadas, inalação de gotículas espirradas por aves contaminadas, abate, corte e preparo de aves infectadas para cozinhar. Mesmo que a contaminação de humano com humano não ocorra usualmente, epidemias podem ocorrer por conta do contato direto com as aves e infelizmente isso pode resultar em um número de mortes.

O período de incubação para a gripe aviária é de 2-8 dias que é mais longo que a gripe sazonal e, em alguns casos, pode durar até 17 dias.

Por quanto tempo a gripe aviária é contagiosa? Sete dias do primeiro dia que os sintomas da gripe aviária apareceram, mesmo que as pessoas não sejam contagiosas, geralmente, depois de cinco.

Resumo dos sintomas

Os sintomas típicos da gripe aviária incluem:

  • Dores musculares
  • Fadiga
  • Alta temperatura
  • Tosse e coriza
  • Em alguns casos, sangramento das gengivas e nariz
  • Diarreia ou vômito
  • Dores de cabeça
  • Falta de ar

Os sintomas são muito similares ao da gripe sazonal (com excessão do sangramento das gengivas e nariz), então se você tem algum dos acima, não deveria presumir que tem a gripe aviária. Se você estiver preocupado, consulte o seu médico.

 

Dicas de Prevenção

Há pouca coisa que você possa fazer para impedir a propagação da gripe aviária entre as aves, mas há diversas maneiras que você pode se proteger e proteger a sua família. Por exemplo:

Evite contato direto com as aves: Para reduzir o seu potencial de exposição ao vírus da gripe aviária durante uma epidemia, evite fazer visitas a mercados de animais vivos e fazendas de aves ou qualquer superfície contaminada com resíduos de aves. Evite tocar aves, principalmente se elas estiverem doentes ou mortas.

Lave as mãos regularmente: assim como na gripe sazonal, a lavagem das mãos regular com sabonete é crítica para interromper a propagação dos germes geradores da doença. Se você entrar em contato com as aves, suas secreções e resíduos, lave as mãos cuidadosamente sabonete e água.

Mitos

P. Você pode contrair a gripe aviária por ingerir aves contaminadas.

Se a ave infectada não tiver sido cozida suficientemente, então sim, mas a gripe aviária não pode ser transmitida através de aves ou ovos que forem bem cozidos, exterminando o vírus responsável pela doença.