Breadcrumbs

Doença de Mão, Pé e Boca

Doenças de mão, pé e boca são infecções virais altamente contagiosas que afetam principalmente crianças com menos de 10 anos. Ao passo que a condição possa ser desagradável para o seu filho e que ele fique desconfortável, na maioria dos casos elas não apresentam ameaça para a saúde. Houve algumas ocorrências de infecções cerebrais que puseram vidas em risco (encefalite) associadas com infecções de doenças de mão, pé e boca causadas por uma linhagem viral em particular, mas elas parecem só ter ocorrido na região do Sudeste Asiático.

Doenças de mão, pé e boca em adultos são raras, mas os sintomas podem causar grande desconforto. Devido ao fato de ser tão contagioso, é aconselhável que as pessoas e o ambiente de trabalho sejam evitados até que a doença tenha se dissipado completamente.

Causas

Doenças de mãos, pés e bocas são causadas por muitos vírus diferentes do grupo chamado enterovírus. Eles podem ser encontrados no nariz e nas secreções nasais, fluídos de bolhas e fezes de pessoas infectadas.

Gotículas contaminadas tossidas ou espirradas, por uma pessoa podem ser inspirados por outra ou contaminar superfícies próximas. Semelhantemente, se uma pessoa infectada não levar as mãos de maneira correta após ir ao banheiro, eles podem contaminar comidas e superfícies que tocarem.

Epidemias de doenças de mãos, pés e boca são mais comuns em locais como creches, onde grupos de crianças precisam trocar de fralda ou usar o penico. Se o seu filho vai a uma creche, assegure-se de que eles tenham uma política de prática de boa higiene a todo o momento.

Resumo dos sintomas

Sintomas típicos de doenças de mãos, pés e boca incluem

  • Febre
  • Sensação generalizada de indisposição
  • Manchas vermelhas que não coçam ou pequenas bolsas com líquido nas mãos e nos pés. Elas também podem ocorrer nos joelhos, cotovelos e virilhas e podem as vezes evoluir para bolhas doloridas
  • Perda de apetite
  • Herpes bucais dolorosas

Uma complicação de doenças de mão, pé e boca é a desidratação, então é importante assegurar que tome bastante líquido.

Dicas de Prevenção

Sempre lave as suas mãos (e as do seu filho)

Lave as mãos cuidadosamente após ir ao banheiro ou trocar uma fralda, e antes de preparar e consumir alimentos. Se o sabonete e a água não estiverem disponíveis, use um sanitizador de mãos.

Evite o contato próximo com pessoas infectadas

Como mão, pé e boca são muito contagiosos, é melhor evitar o contato próximo com pessoas infectadas com isso.

Limpe e desinfete superfícies contaminadas

Incluindo os brinquedos e bonecos de seu filho, se ele usar algum.

Limpe as suas roupas higienicamente:

Lave com água quente todas as roupas de cama, de jantar ou toalhas que possam estar contaminados com saliva, líquidos de bolhas ou fezes.

Mitos

P. Doenças de mãos, pés e boca é o mesmo que doenças de pé e boca.

Não é verdade, elas são diferentes. Doenças de pé e boca só afetam gado, ovelhas e porcos. E não é possível contrair doenças de mão, pé e boca de animais.

P. Se você já teve doenças de mão, pé e boca uma vez, você pode contrai-la de novo.

O seu corpo se tornará imune a essa linhagem de vírus em particular, mas é possível que você seja infectado uma segunda vez por uma das outras linhagens que causam esse tipo de doença.