Infecção de pele

426 SKIN INFECTIONS

Infecções cutâneas acontecem quando germes nocivos (geralmente bactéria, fungo ou vírus) arranjam uma maneira de entrar através de um corte ou ruptura da pele e conseguem se desenvolver. Muitas infecções cutâneas respondem bem a simples remédios sem prescrição médica, mas as vezes uma dose de antibióticos é necessária ser ministrada para o seu tratamento.

Descubra mais abaixo sobre o que causa infecções cutâneas, com o que se deve tomar cuidado e alguns passos simples para manter a sua pele limpa e saudável.

Causas

Bactérias, fungos e vírus são geralmente os culpados por infecções cutâneas. Como todos os germes nocivos, eles podem se propagar de pessoa para pessoa através do contato da pele; e pela casa em nossas mãos, animais, roupas, comida e objetos do lar.

Há muitos tipos diferente de infecções cutâneas e o tipo de infecção depende do microorganismo causador dela. Alguns tipos comuns de infecções cutâneas são:

Furúnculo

Um caroço avermelhado e dolorido na pele que geralmente aparece no pescoço, rosto, axila ou nádega.

Celulite

Celulite é uma infecção bacteriana da camada profunda da pele (dermis) e da camada de gordura e tecidos moles (tecidos subcutâneos) que ficam sob a pele.

Dermatofitose

Dermatofitose é uma infecção por fungos que frequentemente afeta partes expostas do corpo, como as suas pernas, braços ou rosto, causando uma irritação avermelhada no formato de um círculo.

Frieira (Tinea pedis)

A frieira é uma infecção por fungo que geralmente causa coceira, queimação e pele quebradiça nos espaços entre os dedos do pé.

Resumo dos sintomas

Os sintomas vão variar de acordo com o tipo de infecção, porém alguns sintomas comuns incluem:

  • Bolhas
  • Coceira
  • Machucados
  • Dor e desconforto
  • Queimação
  • Pus
  • Irritações

Se você tiver qualquer um desses sintoma, consulte o seu médico para aconselhamento, pois você poderá precisar ministrar uma dose de antibiótico (tabletes ou creme) para tratar a infecção cutânea antes que ela se torne séria.

Dicas de Prevenção

Lave as mãos

As infecções cutâneas são altamente contagiosas, então lembre-se de lavar as mãos regularmente com sabonete e água. Se você estiver fora de casa e não tiver acesso a uma torneira, experimente o Gel Antisséptico para as mãos Dettol* para eliminar 99.9% dos germes**.
* Esse produto não substitui o sabonte e a lavagem das mãos.
** Testados: S. aureus ATCC 6538, P. aeruginosa ATCC 15442, E. coli ATCC 10536 e E. Hirae ATCC 10541. Tempo de exposição: 30 segundos

Tome banho ou ducha regularmente

Infecções podem ocorrer em qualquer lugar da sua pele. Lave-a regularmente e cuidadosamente para remover todos os germes e bactérias nocivos.

Não compartilhe

Se alguém na sua casa tiver uma infecção cutânea, lave cuidadosamente todos os itens que ele tenha usado (tal qual roupa de cama, toalhas, copos e cerâmica) antes de usa-los.

Seque

Troque rapidamente roupas molhadas ou suadas, além de se secar para ajudar a reduzir completamente as chances de um infecção cutânea por fungos. Também se lembre de usar chinelos nos banheiros ou em vestiários. 

Primeiros socorros

Germes podem infectar facilmente cortes e arranhões, então se você foi ferido, limpe a ferida e aplique um antiséptico para exterminar todos os germes que possam perdurar para impedir que sujeira e germes consigam adentrar ainda mais.

Mitos

Somente atletas pegam frieira

Não é verdade. O pé de atleta (frieira) tem esse nome porque o fungo que causa a infecção tende a se alojar em locais que os atletas usam, tais qual vestiários, chuveiros e academias. No entanto, qualquer pessoa que for exposta ao fungo pode ser infectada, não somente atletas.

621 HEALTHY SKIN 740X400

Pele saudável

O que é uma pele saudável e por que isso é importante? Tudo será explicado nesse guia

44 FIRST AID AND WOUND CARE

Primeiros socorros e tratamento de feridas

Um guia simples sobre primeiros socorros e higiene em tratamento de feridas para manter cortes e arranhões livres de infecções.

Começo da página