Staph infection and skin hygiene

Aprenda sobre essa infecção cutânea e como preveni-la com ótima higiene

425 STAPH

Todos queremos ter uma pele saudável. Isso nos faz sentir bem e nos dá confiança quando encontramos com outras pessoas. Mas você sabia que, não importa quão saudável a sua pele pareça estar, ela ainda serve como hospedeira de diversos tipos de microorganismo? Um dos tipos comuns é o Staphylococcus aureus. 

Na maioria das vezes, essa bactéria causará pouco ou nenhum dano, mas se  penetrar mais profundamente na  pele,  pode causar uma infecção bacteriana, conhecida como infecção por estafilococo. Geralmente, uma infecção por estafilococo pode ser tratada com cremes ou tabletes antibióticos, mas algumas infecções por estafilococos, como aquelas causadas por SARM, podem ser resistentes a certos antibióticos, tornando a infecção muito mais difícil de tratar.

Causas

Estafilococos aureus pode se propagar pelo ar (poeira), através do contato de pele com pele ou através do toque em superfícies contaminadas. Sua pele forma uma barreira natural contra bacteria e outros germes, mas quando a sua pele é rompida ou cortada, estafilococos aureus podem entrar em seu corpo e causar uma infecção por estafilococo. Elas podem ser classificadas em dois grupos:

  • Infecções do tecido mole e pele. Essas são infecções brandas quando as bactérias infectam somente a pele ao redor do ponto de entrada. 
  • Infecções invasivas ocorrem se as bactérias entram na sua corrente sanguínea e então nos seus ossos, pulmões ou coração. Isso pode levar a infecções muito mais sérias - as vezes até com risco de morte.

Resumo dos sintomas

Sintomas de algumas infecções de tecido mole e pele comuns incluem:

  • Furúnculo - um caroço avermelhado e dolorido na pele que pode desenvolver uma pretuberância amarelada com pus no centro. Espremer pode levar a uma infecção, então é melhor deixar que ele se rompa espontaneamente e seque.
  • Impetigo - afeta principalmente crianças e é altamente contagioso, além de se manifestar como feridas que podem se romper, deixando uma casca amarronzada ou na forma de grandes bolhas com fluídos indolores. Coçar faz com que as bactérias se propaguem.
  • Celulite - uma infecção abaixo da superfície cutânea que causa uma vermelhidão, dor, inchaço e bolhas. Você também pode sentir calafrios e náusea.
  • Síndrome da Pele Escaldada Estafilocócica - afeta marjoritariamente bebês e crianças com menos de 5 anos com bolhas diversas como se a pele tivesse sido escaldada em água fervente. Os bebês também sofrem com altas temperaturas e descamação.

Se você tiver qualquer um desses sintomas, você deve procurar o seu médico ou plano de saúde, pois você precisará ministrar antibióticos para tratar essas infecções.

Dicas de Prevenção

Lavando as mãos

Lave as mãos regularmente com sabão e água, inclusive depois de ir ao banheiro e antes de comer

Mantendo a Pele Limpa

Tome banho ou ducha todos os dias para manter a sua pele limpa e saudável.

Mantendo cortes e feridas cobertos

Se você tem um corte ou ferida, limpe-o, trate com antiséptico e mantenha coberto com uma bandagem para proteção contra a contaminação por sujeira e germes. Troque a bandagem regularmente, assegurando-se sempre de lavar as mãos antes e depois para prevenir riscos futuros de infecção.

Mitos

Pessoas com alergias cutâneas tem uma probabilidade maior contrair infecções cutâneas

Pessoas que tem reações alérgicas cutâneas como eczema são mais propensas a infecções cutâneas, especialmente  S. aureus, porque o seu sistema imunológico fica mais focado na alergia do que em combater a infecção. As pessoas com eczema também tem uma probabilidade maior de coçar ou esfregar a pele para aliviar a coceira, o que pode danificar a pele ainda mais, deixando-a exposta para infecções.

621 HEALTHY SKIN 740X400

Pele saudável

O que é uma pele saudável e por que isso é importante? Tudo será explicado nesse guia

426 SKIN INFECTIONS

Infecções de pele

Não importa quão limpa e saudável é a sua pele, ainda é possível contrair uma infecção cutânea. Descubra mais sobre os sintomas comuns e o seu tratamento.

Começo da página