Gripe Suína (H1N1)

4211 H1N1

Se você não escutou sobre a influenza H1N1 (gripe), há grandes chances de que você a conheça pelo seu nome mais comum, gripe Suína. Ela é assim chamada porque quando  foi detectada pela primeira vez era similar ao vírus da gripe carregado por porcos.

Em 2009, a gripe suína foi responsável por uma pândemia originada no México e propagada por todos os paises ao longo do mundo. Felizmente, ela não era tão séria quanto se havia pensado e em 2010 a Organização Mundial de Saúde declarou que a pândemia estava acabada.  

Mas o risco da gripe suína ainda persiste, a influenza H1N1 é uma das principais linhagens de gripe que continua a circular com idosos, grávidas, e pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, renais e de fígado com riscos reais de complicações.

Causas

A gripe suína é uma gripe viral que se propaga da mesma maneira da gripe sazonal - através do contato direto com alguem que já está infectado, inspirando partículas aéreas contendo o vírus que um indivíduo infectado emitiu quando ele tossiu ou espirrou e pelo toque com itens que tenham sido contaminados por alguem com o vírus da gripe.

O período de incubação da gripe é de 4-6 dias. Adultos podem estar infectados até um dia antes dos sintomas aparecerem, o que significa que você pode transmitir o vírus H1N1 sem nem saber que você o tem.

Por quanto tempo a gripe é contagiosa? Para adultos, o período contagioso pode levar de cinco a sete dias, enquanto para as crianças pode levar até duas semanas.

Resumo dos sintomas

Os sintomas da gripe suína incluem:

  • Dores musculares
  • Fatiga
  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Diarreia ou vômito
  • Dores de cabeça
  • Falta de ar

Dicas de Prevenção

Vacine-se 

O vírus da gripe suína está incluso frequentemente na vacinação sazonal da gripe. Pessoas em alto risco incluindo todas as  grávidas devem ser vacinadas. Consulte um médico local para saber mais.

Lave as mãos regularmente.

Praticar uma boa higiene para as mãos é crucial para interromper a propagação da infecção. Se não houver sabonete e água, use um sanatizador de mãos.

Lenços usados

Sempre cubra a sua boca e nariz com um lenço quando espirrar e certifique-se de jogar o lenço usado em  lata de lixo. Se você não tiver um lenço em mãos então espirre no seu cotovelo, mas não em sua mão.

Limpe e desinfete superfícies tocadas

O vírus da gripe pode viver até 48 horas em superfícies não-porosas então é muito importante limpar e desinfetar superfícies tocadas comumente como maçanetas, bancadas, interruptores e etc. 

Exclusão

Evite pessoas que estejam com o vírus da gripe, e se você estiver com gripe, evite os outros para prevenir a propagação do vírus.

Se você estiver preocupado sobre a gripe suína ou o vírus H1N1, procure um médico.

Mitos

Se vocês estiver saudável você não pegará a gripe suína.

Pessoas saudáveis, idosas e novas, podem ser infectadas pelo vírus da gripe suína, entretanto idosos, doentes e grávidas correm um risco mais acentuado com o H1N1.

Se você tiver uma febre com sintomas de gripe, você está com gripe suína

Os sintomas de gripe suína e gripe sazonal são muito semelhantas, mas algumas pessoas que tem a gripe suína nunca nem denvolveram uma febre. Não pressuponha o pior - consulte o seu médico se você estiver preocupado.

411 Germs 101

Germes

Tudo que você precisa saber sobre germes, como eles crescem e como se proteger contra eles. 

 

511 Home Hygiene Hotspots Image ID 68786203

Focos de higiene do lar

Descubra onde os germes se escondem em seu lar com nosso localizador de focos de higiene. 

HOW TO WASH HANDS DEVELOPING MARKETS 740X400

Como lavar as mãos

Uma boa técnica de lavagem das mãos é crítico para assegurar que você esteja se protegendo e aos outros da propagação de germes nocivos. Descubra como você deveria estar lavando as suas mãos com o nosso guia rápido.

Começo da página