Breadcrumbs

Infecções urinárias

Infecções urinárias são muito comuns e tendem a afetar mais as mulheres do que os homens. Elas podem ser muito doloridas, mas geralmente vão melhorar por conta própria, mesmo que em alguns casos antibióticos possam ajudar.

Descubra mais sobre infecções urinárias, o que as causa e como evitar outra ida dolorosa ao banheiro.

Causas

‘Trato urinário’ é um termo coletivo para as partes do seu corpo que produzem e expelem a urina. Elas incluem os rins, ureteres, bexiga e uretra.

Uma infecção urinária é quando um ou mais desses é infectado, geralmente pela penetração de bactérias pela uretra do mundo externo. Em casos muito raros, infecções urinárias podem também ser causadas por bactérias na corrente sanguínea. Uma infecção na bexiga é conhecida como cistite, enquanto uma infecção da uretra é chamada uretrite.

Uma infecção urinária não é uma infecção sexualmente transmissível, mas algumas mulheres acreditam que irritações causadas por conta de ralações sexuais podem gerar uma infecção urinária. Em homens, as infecções urinárias podem ser causadas por um estreitamento da uretra (estenose), uma infecção previamente transmitida sexualmente, uma pedra na bexiga ou problemas com a glândula da próstata.

Resumo dos sintomas

Você pode experenciar um ou mais dos seguintes:

  • Dor ou queimação quando urinar.
  • Vontade súbita de urinar (não consegue segurar)
  • Dor de estômago ou nas costas
  • Urina turva ou com mau odor
  • Um sentimento generalizado de indisposição

Esses são sintomas normais e vão se dissipar após alguns dias. No entanto, se você estiver grávida, diabética, com altas temperaturas ou os seus sintomas estiverem piorando drásticamente, consulte um médico.

Dicas de Prevenção

Antibióticos são prescritos frequentemente para o tratamento de infecções urinárias, mas há várias maneiras de ajudar a reduzir o risco de contrair uma em primeiro lugar:

  • Pratique uma boa higiene pessoal - tome ducha ou banho diariamente, lave as suas partes privadas e certifique-se que você limpa da frente para trás quando vai ao banheiro. A maioria das infecções são causadas por bactérias que vem do anus (passagem traseira) acidentalmente sendo transportada para a uretra (orifício da urina).
  • Não segure. Vá ao banheiro assim que sentir vontade de urinar.

  • Evite constipação (quando você sente dificuldades em defecar). Inclua bastante fibra em sua dieta e beba muita água ao longo do dia para manter a regularidade.

     

  • Beba suco de cranberry. Suco de cranberry ou cápsulas de cranberry são uma forma natural de estimular as suas defesas contra as infecções urinárias.