623 BODY ODOUR 740X400

Odor corporal (OC) é um cheiro desagradável que se cria quando suamos. Apesar de ser constrangedor, a boa notícia é que o odor corporal pode ser facilmente prevenido com alguns passos simples de higiene pessoal. 

O que causa odor corporal ? 

Diferente do que muitos acham, odor corporal não vem do suor. O cheiro na verdade é causado por bactérias que quebram o suor em ácidos carboxílicos, que produzem um odor desagradável.

O suor é a maneira natural do corpo regular nossa temperatura. Quando evapora, o suor leva o calor do seu corpo embora com ele, o que lhe ajuda a resfriar.

Para atingir essa função, seu corpo tem aproximadamente 4 milhões de glândulas sudoríparas de dois tipos diferentes.

Glândulas Écrinas são encontradas por todo nosso corpo. O suor que elas liberam é normalmente sem cheiro, porém elas podem desenvolver um cheiro desagradável caso você tenha se alimentado ou bebido coisas específicas. Alho, temperos, álcool e alguns tipos de medicamentos são geralmente os culpados.  

Glândulas Apócrinas são encontradas principalmente nas partes onde possuímos pêlos no nosso corpo, como axilas e áreas genitais. Elas normalmente aparecem ao redor da adolescência e liberam substâncias químicas naturais chamadas feromônios. A transpiração das glândulas apócrinas são ricas em proteínas, tornando - as uma ótima fonte de alimentos para bactérias. Por isso pessoas com glândulas apócrinas mais ativas podem desenvolver OC com mais rapidez.  

Estar acima do peso ou possuir alguma condição de saúde, como diabates, pode piorar casos de odor corporal. Na maioria das vezes, é simplesmente um sinal de que existem muitas bactérias sob a pele. 

Como eu me livro do odor corporal? 

A resposta normalmente é simples: Mantenha as partes do seu corpo que são mais propícias a suar o mais limpas possível. Apenas siga esses passos simples de higiene pessoal: 

Lave essas áreas com água morna e sabão pelo menos uma vez ao dia, prestando muita atenção nas partes com pêlos, especialmente axilas e virilhas onde existem muitas glândulas produtoras de suor e com isso bactérias se proliferam rapidamente. 

Troque de roupa com frequência, lave-as sempre e substitua por outras caso seja necessário. Adicione um desinfetante de roupas para melhor resultado.

Use desodorante ou antitperspirante nas axilas após lavá-las, um antiperspirante roll-on é extremamente eficaz e menos poluente.  

Depilar suas axilas permite que o suor evapore mais rápido, deixando a bactéria com  pouco tempo para se alastrar. 

Use tecidos que possam "respirar" como seda, lã ou algodão, isso ajuda o suor a evaporar mais rapidamente

Controle o consumo de alho e temperos.