Hand Wash Advice

Lavar as mãos com frequência é o passo mais simples e importante para combater a transmissão de bactérias e outros germes - os mesmos que podem levar a dores de barriga, resfriados, gripes entre outros problemas de saúde ainda mais sérios.

As pessoas ainda não fazem quando deveriam

Seguem aqui os seis pretextos mais usados pelas pessoas para não lavar as mãos ( e o por que delas estarem erradas). 

Mas eu não estive em lugar algum 

Mesmo que tenha passado a manhã inteira em casa você acumulou germes em suas mãos sem nem notar. Você sabia que as bactérias são capazes de sobreviver em superícies duras desde uma pequena quantidade de horas até muitos meses, por isso teclado de discagem de telefones, o próprio aparelho, maçanetas, controles remotos - qualquer superfície que tocamos com frequência é um foco para transmissão de bactérias

Mas elas não parecem estar sujas

Poeira do dia a dia e sujeira transmitem todos os tipos de germes. Por isso é sempre bom lavar as mãos quando elas lhe parecerem estar sujas. Mas e os organismos microscópios que não são visíveis a olho nu? 

Em nossa rotina diária estamos constantemente em contato com germes, principalmente após usarmos o banheiro ou preparando comidas. Isso faz com que seja importante saber quando lavar as mãos da maneira correta. 

Eu estou muito ocupado 

Com pressa? Sem tempo de uma pausa para lavar as mãos, especialmente após ter ido ao banheiro, isso pode custar caro. Na verdade, a cada ano no Reino Unido faltas relacionadas a doenças custam aos empregadores £495 por cada funcionário empregado. 

Norovírus, por exemplo, causa normalmente uma média de ausência de quatro dias no trabalho.É uma das causas mais comuns de doenças e diarréia, sendo transmitido na maioria das vezes através do contato com um indivíduo infectado, como ao simplesmente apertar a sua mão. 

Eu esqueci 

Com tanta coisa em mente, é fácil esquecer de lavar as mãos. Por isso, crie uma rotina até que se torne um hábito. Deixe um recado para você mesmo, desenhe na sua mão, ative um lembrete no telefone, ou escreva a lista abaixo até que você memorize: 

Lave as mãos antes de:

  • Comer ou preparar alimentos
  • Cuidar de um curativo ou dar algum remédio 
  • Pegar um bebê ou criança pequena no colo
  • Trocar fraldas

Lave as mãos depois de:

  • Mexer com alimentos
  • Trocar fraldas ou ir ao banheiro
  • Entrar em contato com fluidos corporais (sangue, saliva, vômito, etc)
  • Mexer com animais de estimação 
  • Esvaziar a lixeira
  • Passar tempo no jardim

Lave as suas mãos sempre que elas estiverem com aspecto de sujas, ou se alguém na casa estiver doente.

Não tenho por perto água e sabão

Saiu para passear? Uma boa ideia é levar com você o Gel Antisséptico para as Mãos Dettol* que ajuda a matar 99.9% dos germes** - muito útil caso você pretenda comer algo ou tenha usado o transporte público

Germes fazem bem ao sistema imunológico 

Verdade, algumas infecções podem vir a estimular o nosso sistema imunológico nos prevenindo de ficar doentes com a mesma infecção novamente, mas isso não vem sempre ao caso ( por exemplo: intoxicação alimentar). Exposição comum aos germes também não vai nos proteger contra infecções específicas. 

Dos milhões de microorganismos com que entramos em contato todos os dias, pouquíssimos são realmente nocivos. Então, dê ao seu sistema imunológico uma mão e lave as mãos - quando você precisar.

_________________________________________________________________________ 

* Esse produto não substitui o sabonte e a lavagem das mãos. 
** Testados: S. aureus ATCC 6538, P. aeruginosa ATCC 15442, E. coli ATCC 10536 e E. Hirae ATCC 10541. Tempo de exposição: 30 segundos