333 Potty Training And Hygiene

Aprenda a reconhecer os sinais de que seu filho está pronto para começar a usar o pinico e adquira dicas de treinamento sobre o uso dele. Descubra como uma simples higiene das mãos e uma boa limpeza durante o uso do pinico pode ajudar a manter seu filho longe de germes e bactérias. 

Pronto para o uso do pinico? 

Você pode estar pronto, mas e seu filho? Cada criança é diferente e algumas delas ficam prontas física e emocionalmente antes das outras. A verdade é que, não importa em que momento seu filho se sente pronto e com certeza não é necessário se estressar caso ele demore mais do que outras crianças. 

Sinais que indicam que seu filho está pronto para usar o pinico: 

  • Eles começam a perguntar sobre a ida ao banheiro de outras crianças; 
  • Começam a se interessar sobre o que você faz quando vai ao banheiro; 
  • Eles comentam sobre a necessidade de fazer xixi ou cocô;
  • Começam a se agachar e abaixar as calças.

Caso seu filho esteja pronto para fazer a troca de fraldas para o pinico, não hesite. Não é tão estressante ou assustador como algumas pessoas fazem parecer, mas você irá precisar cuidar um pouco da higiene buscando manter um ambiente seguro e saudável para sua família, prevenindo a propagação de germes e bactérias. Isso significa garantir que o pinico, torneiras, descargas e áreas próximas ao pinico e ao vaso sanitário estejam sempre limpas e desinfetadas. 

Dicas para o treinamento sobre o uso do pinico

Por um tempo, seu filho vai fazer xixi e cocô na fralda, feliz e sem interromper a hora de brincar ou assistir TV. Eles não querem ter que parar com a diversão quando começam o uso do pinico, por isso faça desse momento um processo emocionante desde o começo. 

  • Deixe seu filho escolher a cor do pinico - afinal é ele quem vai usar;
  • Decore o pinico para que ele se torne especial para a criança;
  • Deixe que eles te acompanhem ao banheiro e explique o que está acontecendo;
  • Faça da hora da descarga um momento divertido;
  • Deixe próximo ao pinico brinquedos e livros para estimular que ele permaneça sentado por mais tempo. Garanta que sejam itens de fácil limpeza evitando a proliferação de bactérias;
  • Elogie seu filho sempre que eles usarem o pinico para fazer xixi ou cocô;
  • Apresente calças de elástico na cintura para fazer com que seu filho aprenda sozinho a subir e descer sua própria calça.

Higiene para as mãos e para o lar 

Treinar seu filho para usar o pinico não acontece do dia para noite. Cada criança é única e a jornada pode ser tornar um pouco mais longa para uns do que para outros. De qualquer maneira, é o momento ideal para ensinar seu pequenino o básico sobre a higiene das mãos, ensinando os lugares que ele não deve entrar em contato no banheiro. 

Assim como treinar o seu filho a usar o pinico requer prática, também requer paciência. Você precisará manter sua casa limpa e higienizada criando uma rotina de limpeza e desinfetando áreas imediatamente (incluindo o pinico) buscando prevenir a propagação de germes e bactérias.