332 TODDLERS GUIDE TO HANDWASHING 740X400

Lavar as mãos é uma maneira simples, porém poderosa de ajudar a manter seu filho saudável. Estabelecer hábitos de lavagem das mãos desde a infância é importante para ajudar não somente o seu pequenino, mas toda sua família a se manter saudável, evitando a propagação de germes causadores de doenças.

As preciosas mãos do seu filho entram em contato com todo tipo de sujeira do dia a dia. Seu filho está explorando e descobrindo o mundo ao seu redor, mas os germes que ele tende a adquirir ao fazer isso podem deixar ele e até outros membros da sua família doente.

Todos nós sentimos prazer ao saber que realizamos uma tarefa com perfeição e as crianças não são diferentes de nós. Elogie muito e estimule bastante, pode soar estranho no início, mas é uma ótima maneira para que ele comece a repetir esse simples, porém poderoso hábito para se manter saudável. Você pode até criar um gráfico com adesivos para todas as vezes que ele lavar as mãos da forma correta, assim que ele conquiste um número suficiente de adesivos você pode dar algum tipo de recompensa e isso o fará manter o hábito.

Aqueles olhinhos são atentos e irão logo perceber caso você não lave as suas mãos, por isso dê um bom exemplo e sempre que necessário lave suas mãos. Caso vocês estejam juntos na hora, conte para seu filho o porquê e demonstre o que você está fazendo pois eles tendem a repetir o que fazemos e falamos, por isso estimule-o a seguir seu bom exemplo na lavagem das mãos.

Você pode até se sentir um pouco constrangido no início mas é essencial criar uma rotina saudável da lavagem das mãos o mais cedo possível, mantendo seu filho e toda a sua família saudável.

Lavas as mãos não é o mesmo que apenas esfregar sabão. Se você busca ter um filho com mãos saudáveis, siga esse guia:

Quando é necessário que seu filho lave as mãos

Os três momentos ideias para garantir que eles lavem as mãos são:

  • Antes de comer qualquer tipo de comida
  • Após terem ido ao banheiro ou utilizado o pinico
  • Antes de se envolver na preparação de qualquer alimento

Mesmo que seu filho não seja um aspirante a chefe de cozinha, caso vocês estejam preparando alimentos, mostre que você lava sempre as mãos.

Sem dúvida, caso eles entrem em contato com alguma sujeira, caso tenham tocado algum corte ou arranhão ou mesmo se eles tenham brincado do lado de fora da casa, é sempre bom que eles tenham adquirido o hábito de lavar as mãos porque como você já deve saber, aqueles dedinhos tem a mania de tocar tudo o que não devem.

9 passos para mãos saudáveis

Você sabia que para lavar as mãos de forma eficaz precisa pelo menos 40 segundos? Ensine seu filho a lavar as mãos de forma adequada de maneira divertida, você pode mostrar formas diferentes de mexer as mãos, ensinar ele a cantar durante o processo, fazem com que ele copie seus movimentos ou até mesmo pedir que ele te ensine a lavar as mãos. Talvez você precise lembrá-lo algumas vezes, mas depois de um tempo você vai até se surpreender com a rapidez que eles lembram de lavar as mãos.

Lavando as mãos de forma divertida

  1. Molhe as mãos com água corrente morna
  2. Despeje uma pequena quantidade de sabão
  3. Esfregue suas mãos juntas (distante da água)
  4. Esfregue entre seus dedos e polegares
  5. Esfregue suas unhas nas suas palmas.
  6. Esfregue a parte de trás de cada mão
  7. Enxague com água corrente
  8. Seque com uma toalha limpa ou de papel
  9. Elogie o seu filho quando ele fizer da maneira certa.


Claro que nem sempre tudo vai sair conforme o planejado. Lembre-se que você está ensinando a seu filho uma habilidade vital que o ajudará a se manter saudável.

Infelizmente, a cada ano, milhares de pessoas, principalmente crianças e outros grupos vulneráveis morrem devido a doenças que poderiam ser evitadas com o simples ato de lavar as mãos, por isso ensine aos seus filhos hábitos saudáveis.