322 Baby Changing

Para ajudar a prevenir assaduras e evitar a propagação de germes durante a troca de fraldas a boa higiene é essência; Mas qual tipo de fraldas o bebê deve usar? E quais são os riscos para a saúde ao não usá-la? Confira nossas dicas para trocar as fraldas.

Qual é a melhor fralda e que outros tipos de materiais eu preciso?

Existem dois tipos de fraldas: as descartáveis e as reutilizáveis. Um estudo recente mostrou que nenhum dos dois tipos é melhor ou pior para o meio ambiente, então qual você deve escolher?

Fraldas descartáveis:

Fraldas descartáveis tem alto poder de absorção, mantendo a pele do seu bebê seca o que ajuda a prevenir as assaduras. Elas também são extremamente práticas, quando ficam sujas você simplesmente as enrola, despeja em um saquinho e joga no lixo.

Fraldas reutilizáveis:

Fraldas reutilizáveis apresentam um menor poder de absorção, porém um melhor custo-benefício, pois elas podem ser reutilizadas várias vezes. Buscando evitar assaduras, simplesmente troque-as com mais frequência.

Dicas

  • Desprenda a fralda suja, segure as pernas do bebê para cima pelo calcanhar e retire a fralda, colocando-a longe do alcance do bebê; 
  • Utilize bolinhas de algodão ou lenços umedecidos para limpar seu bebê começando sempre pela frente e indo para trás (limpando na direção contrária de trás para frente pode espalhar bactérias e causar uma infecção do trato urinário); 
  • Tratando de meninos, é melhor posicionar uma fralda seca sobre o pênis durante a troca, pois a exposição ao ar pode fazer com que eles venham a fazer xixi; 
  • Assim que estiver limpo posicione o pênis para baixo antes de fechar a fralda evitando vazamentos na linha da cintura; 
  • Dobre a linha da cintura abaixo do cordão umbilical; 
  • Limpe e desinfete o trocador e superfícies após cada uso com um limpador antibacteriano; 
  • Sempre lave bem as mãos após a troca de fralda do seu bebê evitando assim a propagação de germes. Feche as fraldas descartáveis utilizadas em um saco de plástico ou em um saquinho para fraldas e leve - o imediatamente para uma lixeira fora de sua casa.
  • Lave fraldas reutilizáveis separadamente das outras roupas. Remova qualquer tipo de resíduo material da fralda utilizando um lenço de papel e jogue no vaso sanitário. Depois disso lave a fralda em um ciclo de pré- lavagem seguido de uma lavagem com água quente (acima de 60°C).

Assaduras

A troca da fralda tem um papel muito importante na vida de uma nova mãe. Caso a fralda do seu bebê esteja constantemente molhada devido a trocas não muito frequentes, ou caso ele tenha diarreia ou algum tipo de reação ao sabão em pó, pode resultar em uma assadura - a pele do bumbum se torna inflamada e com um tom vermelho. Para tratar assaduras em casa:

  • Troque a fralda com frequência e use um tamanho um pouco maior para prevenir atrito e permitir a cicatrização;
  • Lave o bumbum do seu bebê com água após cada troca, evite usar sabonete. 
  • Seque suavemente seu bebê com uma toalha fofa- não esfregue; 
  • Aplique um creme para assaduras ou uma pomada recomendada por seu profissional de saúde;
  • Deixe o seu bebê ficar sem fralda por um tempinho para seu bumbum respirar.

Assim que estiver curada, considere o uso de pomadas regularmente como uma barreira de hidratação contra assaduras. Use com moderação para não obstruir a fralda.